Leituras

O que é a Edição de Autor numa entrevista no sapo.pt

Para esclarecer alguns mal entendidos sobre o que é a auto-edição: Algumas dicas interessantes sobre a auto-edição num artigo publicado no Sapo.pt

Tendências na Feira de Frankfurt 2017

A grande tendência na Feira do Livro de Frankfurt (2017), que passava despercebida à maioria dos visitantes estrangeiros como eu, foi a explosão do mercado das “edições de autor”. No pavilhão 3, daquela que é considerada a maior feira do livro ao nível mundial, várias empresas com uma forte componente digital, ocupavam uma zona distinta, onde ofereciam os seus serviços de edição de autor. Como me contou Ricardo Fayet, um dos co- fundadores da Reedsy ( uma das plataformas de edições de autor mais dinâmicas do Reino Unido), agora chegou a vez da Alemanha apostar na “edição de autor”, a seguir à Inglaterra e aos EUA. Em Portugal esta é uma realidade ainda muito pouco explorada e que carrega consigo alguns preconceitos menos positivos. Isso acontece porque até agora os autores que decidiam fazer as suas edições investiam muito pouco no seu produto final. A decisão de um autor de editar a sua obra, apoiada por bons profissionais, que editam, revêem, paginam, corrigem e inovam no design pode ser tão importante em termos de resultados, como editar com uma editora tradicional. Há muitos casos internacionais de grande sucesso que se iniciaram com a edição de autor (veja-se as “50 Sombras de Grey.”) e que muitas vezes depois de terem dado provas, são aliciados com lucrativos contratos pelas editoras tradicionais. Todas estas novas empresas (digitais e não só) que apostam na “edição de autor” estão a surgir com uma forte aposta nos serviços de produção do livro, que resultam na melhoria da apresentação e qualidade do livro final que é vendido no mercado. Entre várias vantagens de “auto-editar” apresentadas por estas novas empresas, destacam-se as seguintes: 1) Pode escrever o que quiser, pois tem o total controlo do seu texto: 2) Pode editar em formato de Ebook e livro impresso: 3) Cria o seu próprio livro, desde a capa, à história, à sua apresentação: 4) Detém os direitos mundiais do seu livro: 5) Ganha muito mais do valor com as vendas directas do seu livro, do que se for editado por uma editora: 6) Apresenta-se (sem filtros) aos seus leitores. Com a internet pode entrar em contacto com a sua plataforma de leitores (quer sejam clientes do seu negócio, fãs do seu blogue ou outros) e controla a informação que quer passar para as suas redes sociais: 7) Pode alterar o seu livro quando quiser (desde a capa até ao preço): 8) O livro, que foi publicado por si, pode obter resultados de vendas tão notáveis que as editoras tradicionais o podem “descobrir” e quere-lo “comprar” para ser um dos seus autores: 9) Contrata os melhores profissionais para o ajudar a editar o seu livro, desde a edição, revisão até à paginação e o design.

Como edito o meu livro?

Muitas vezes fazem-me esta pergunta: Como é que eu edito o meu livro? As dúvidas são muitas e há mesmo quem admita: “eu não percebo nada disso”, o que pode ser bom… Existe alguma confusão entre o acto de escrever um livro e de o editar. Porque não basta “escrever” para termos um bom livro. Descobri há pouco tempo um esquema elucidativo (dos meus “colegas da Reedsy- que também promovem a auto-edição”) e que pode ajudar a compreender as diferentes fases de editar um livro. Muitos não compreendem bem a importância fundamental que tem um editor. No esquema o editor de que falamos é aquele que faz o que se denomina de Desenvolvimento Editorial (development editing), ou seja desenvolve o conteúdo que o autor escreveu de forma a que o texto na sua totalidade seja mais aprazível e fácil de ler. Esta revisão de texto destina-se a autores que desejam ter uma avaliação profissional de seu manuscrito antes de tomar as medidas necessárias para publicá-lo. Nesta avaliação identificam-se os pontos fortes e fracos do seu trabalho para que possa tirar o máximo proveito do seu manuscrito. Um editor avalia a estrutura, consistência e estilo no caso da não ficção. Avalia também os pontos fortes e fracos do texto e ajuda o autor a alterar a sua estratégia de forma a melhorar a execução da ideia. Também terá em conta a sua audiência para redireccionar o seu texto no sentido das expectativas deste público alvo. Todo este trabalho é fundamental na execução de um livro. Quem acha que pode passar por cima dele, dificilmente conseguirá um bom resultado. Já um revisor do texto (copy editing) apanha gralhas e revê o português, mas não interfere na forma e no conteúdo do texto. Depois temos a fase do design da capa, paginação do livro (que passa por escolher o melhor tipo de letra), as sucessivas revisões (que podem chegar no meu trabalho a 3 ou 4) até conseguimos a versão final do livro.